ALIMENTAÇÃO RECOMENDADA PARA PACIENTES COM HIV-1


DIETA E RECOMENDAÇÕES PARA PACIENTES PORTADORES DE VÍRUS HIV

Pelo : CENTER CENIC DIV. SAUDE

As pessoas com HIV ou AIDS sofrem uma série de complicações associadas à doença, que afetam o apetite e reduzem a absorção de alimentos, o que resulta na perda de peso e desnutrição. Além disso, o organismo aumenta suas necessidades de energia e nutrientes para combater a infecção. Alguns dos sintomas da doença, tais como diarreia, poderosamente influenciar a perda de peso, porque quando uma pessoa tem diarreia, o alimento é não digeridos e, consequentemente, o corpo é incapaz de absorver os nutrientes. Se o paciente não comer o suficiente ou alimentos não são absorvidos adequadamente, o corpo desenha sobre as reservas de energia acumuladas provenientes da gordura corporal e proteínas contendo músculos. Assim, o paciente perde peso e perda de massa muscular.

A dieta deve ser equilibrada e rica em nutrientes, proteínas e vitaminas. Alguns produtos devem ser tomados diariamente, e outros apenas ocasionalmente. Para ser considerado que a dieta é saudável e equilibrada, este deve incluir determinados alimentos com freqüência e proporção necessária, além de acordo com as características específicas do indivíduo (idade, sexo, estado de saúde, atividade física). Recomendamos:

1. arroz, cereais, grãos.

2. Comer o pão ou o chamado pão preto e batatas sem fritar (4-6 porções por dia) são alimentos básicos que o paciente deve consumir diariamente, e que irá fornecer principalmente energia.

3. Frutas e legumes, especialmente coloridas (cinco porções) são muito importantes, pois fornecem vitaminas, fibras e minerais, e estimular o sistema imunológico, por isso, a sua ingestão é essencial para combater infecções que atacam sobre os enfermos AIDS. É importante para consumir uma grande variedade destes produtos, como cada um fornece diferentes vitaminas e minerais. Assim, frutas e vegetais amarelo, laranja, vermelho, ou verde-escuro (cenoura, abóbora, damascos, pêssegos, mangas, espinafre, pimentão verde, abobrinha) são uma importante fonte de vitamina A. legumes e frutas como laranjas, tangerinas, limões, abacaxi, tomate e repolho, entre outros, fornecem vitamina C. Comer uma variedade de frutas e legumes por dia, tomando cuidado para não destruir as vitaminas quando cozido. Quando se preparam produtos hortícolas deve ser fervida, cozida, frita ou cozinhados brevemente, e utilizando pouco de água para evitar a perda de vitaminas e minerais.

4. Os produtos lácteos de origem animal devem ser eliminadas (leite, iogurte, manteiga, queijo) e substituída por outras fontes de proteínas vegetais e cálcio, como o leite, o gergelim, leite de coco e outros grãos disponíveis. Pode ser consumido de banana ou de banana batidos com leite, sésamo aqueles que ajudam o sistema imunitário para regenerar, estas vitaminas podem também ser incluídos com sumo ou leite de coco. Leite de coco Natural é um potente anti-retrovirais naturais estudos e vários têm sido feito sobre isso.

5. O consumo de carnes vermelhas e gorduras devem ser limitadas ou eliminadas na medida do possível, peixes, ovos e vegetais são recomendados: Eles fornecem proteína de alta qualidade, e o paciente deve tomar esses alimentos, muitas vezes, de preferência diariamente. Ajudar a fortalecer os músculos e sistema imunológico. Este grupo inclui carnes, aves, peixes, ovos e legumes estão incluídos. Os alimentos de origem animal, tais como carne e peixe, também conter vitaminas e minerais que promovem o correcto funcionamento do sistema imunitário.

6. Não comer carne vermelha ou gordura cheia, seja carne de porco ou seus derivados.

7. salsichas de porco não deve ser consumido, e são proibitivos.

8. Não consumir (margarina, manteiga ou animal). Margarina é um produto químico hidrogenado transgênico em outras palavras, um corpo de plástico prejudicial.

9. Não coma química açúcar branco. Ele pode ser substituído com natural e benéfico para o corpo stevia, verificou-se que Stevia ajuda a elevar o nível de imunidade do corpo e pára-lamas. Eliminando o branco açúcar dieta ajuda química eliminar dores de cabeça ou dores de cabeça. Abelha do mel de alimentação também pode ser usado.

10. É particularmente vantajosa a utilização de azeite em vez de cozinhar alimentos girassol e temperos e produtos hortícolas, que é muito benéfico para o corpo.

11. NÃO tome gaseificada artificial ou contêm adoçantes químicos artificiais que danificam o sistema imunológico, também chamado de energização química. Em vez disso, aumentar a ingestão de água natural e puro: é necessário que o paciente a beber cerca de 8 copos de água por dia, ou mais, se você tem diarréia, vômito ou febre, para manter o corpo hidratado. Além da água, o alimento líquido pode prosseguir como sumos, sopas, fruta. É aconselhável levar entre 2-3 litros de água pura, este forte de ARVs.

12. O paciente deve evitar o consumo de café ou chá com as refeições, porque estes produtos reduzem a capacidade de absorver o ferro do organismo, para além destes danificar os ossos, ao nível celular.

13. Nenhuma bebida alcoólica deve ser ingerida.

14. Doente de HIV não pode fumar tabaco ou outras drogas ou alucinógeno.

15. Dormir entre 8-7 horas por dia, tendo entre 2-3 copos de água antes de dormir.

16. Realize o exercício físico básico de rotina com freqüência, como caminhar ou correr. Sem grande esforço físico, porque ARVs enfraquece muitos ossos e articulações. Pratique exercícios moderados, que fortalece os músculos, alivia o estresse e estimula o apetite. Exercícios suaves de musculação e caminhada, corrida, natação ou dança, são os mais convenientes. Encontre o mais adequado para a sua idade e condição física. Exercite boa oxigenação e respiração do corpo para aumentar a imunidade.

17. Nenhuma exposição ao sol por alguns minutos, porque a pele com ARVs é enfraquecido, recomendamos usar protetores solares.

18. Evite comer alimentos que podem causar alergias ou reações adversas, e sempre consumi-los em boas condições.

19. Tomar suplementos de vitaminas e minerais em seus doses recomendadas devido.

20. É desejável que o paciente acompanhar a sua dieta com suplementos e suplementos nutricionais fortes, ricos em vitaminas, minerais e proteínas (Exemplo: Transfer Factor 4 Life e outros).

21. É recomendado limpeza e higiene pessoal diário para evitar bactérias e fungos.